Yukê Comunicação

11 de set de 2020

A mudança na Globo Play indica o fim da TV por assinatura?

No início do mês a Globo Play, canal de streaming do Grupo Globo dono dos canais Multishow, GNT e tantos outros, anunciou diversas novidades para a plataforma, como a disponibilização dos canais do Globo Sat.

Imagem reprodução

Os canais da TV por assinatura que já conhecemos, entre eles a GloboNews, Multishow, SporTV, GNT e Viva serão transmitidos via streaming.

Mas o que fez o Grupo realizar essa mudança?

Há dois cenários: O primeiro é o declínio da TV por assinatura, que, segundo a Anatel, está perdendo clientes em uma queda acentuada há 5 anos.

Outro fator é uma liminar que impedia a Fox de vender conteúdo linear diretamente ao consumidor final, sem a necessidade de uma operadora. A Anatel até tentou barrar a ação da Fox, mas perdeu e com isso, decidiu tirar uma regulamentação que impedia a produção e transmissão de conteúdo.

E isso gerou um efeito cascata e beneficiou outras empresas e canais com vontade de expandir seu conteúdo para a internet.

Somando-se ainda o conteúdo sob demanda já oferecido pela Netflix e Amazon, que está em crescimento constante, a Globo viu uma maneira de expandir os negócios e unir televisão e internet fortalecendo sua marca como produtora de conteúdo e distribuidora.

O que você achou dessa mudança? Acha que é o fim da TV por assinatura?

Segundo a Anatel, em julho de 2020 foram 15.200 acessos contra 16.700 em 2019 e 17.900 em 2018, o que mostra que a TV por assinatura está perdendo assinantes.