O QUE É GERENCIAMENTO DE CRISE?

Antes de tudo vamos entender o que é crise.

Nós da comunicação falamos que uma empresa está em crise quando há sérios riscos da marca ser prejudicada por fatores internos e externos.

 

Entre os fatores internos podemos citar um caso de corrupção, problemas em um produto, um recall de veículos, entre outros.

Já os reflexos externos podem estar relacionados aos conteúdos circulando na rede. Um exemplo disso é o vídeo feito por uma pessoa comum mencionando que a Catuaba Selvagem possuía larvas, o que causou pânico entre as pessoas.

 

Outro exemplo, que por sinal é apresentado nas aulas de assessoria de comunicação, é da pílula microvlar, que teve pílulas de farinha vendidas e o resultado foram várias mulheres grávidas. Uma baita crise para a empresa, que tinha o terceiro medicamente mais vendido do país em 1988!

 

Se quiser saber mais sobre o caso clique aqui.

O que foi feito no caso mais recente?

A empresa responsável pela marca Catuaba Selvagem após a divulgação do vídeo e toda a repercussão agiu rápido e trações uma estratégia certeira para o gerenciamento de crise.

 

A primeira ação, e talvez a mais importante, foi fazer um vídeo com o gerente de controle falando sobre o processo de produção do produto, com exibição das etapas e porquê das “larvas”.

 

O que o vídeo de acusação citava serem larvas eram restos da catuaba que não foram completamente processas na produção, algo comum e já aprovado pelo controle de qualidade da empresa.

 

O vídeo resposta também viralizou e tornou a ação um case de sucesso. Saiba mais.

Em resumo, gerenciamento de crise é saber contornar uma situação negativa em algo positivo, como fez a Catuaba Selvagem, evitando assim prejuízos ou mesmo destruição da marca.

 

Além disso, o gerenciamento de crise busca prever uma crise e evita-la em processos de planejamento de ações, riscos e de mudanças.

 

São vários exemplos, mas se fossemos citá-los usaríamos todo o espaço de armazenamento da internet.

 

Está passando por uma crise? Sua empresa tem crises contantes e você não sabe o que fazer? Manda um yuke recado para nós e vamos transformar sua dor de cabeça em sonos tranquilos.

Siga a gente:

© 2019 - Yukê Comunicação

Conteúdo: Yukê Comunicação

Layout: SantoSocial. - Wix.com

  • Instagram - Cinza Círculo
  • White Facebook Icon