top of page
Buscar

O QUE É DIVERSIDADE NA COMUNICAÇÃO?


Há algum tempo se fala em diversidade nas empresas aliadas a comunicação, seja em redes sociais, marketing, assessoria de imprensa ou publicidade e propaganda.

Mas, o que é essa tal de diversidade na comunicação das empresas que todo mundo fala?

Bem, obviamente quando falamos em diversidade a primeira coisa que vem à cabeça é: casais do mesmo sexo.

Entretanto, diversidade na comunicação vai muito além disso, pois abrange comunidades com pouca ou nenhuma voz.

Em resumo: Diversidade na comunicação é dar voz ao incomum

Vamos a alguns exemplos?

Filme publicitário com um casal ou família LGBT (sim, um casal LGBT ainda é incomum para muitas pessoas, empresas e ações de comunicação);

Peça publicitária com uma dragqueen;

Ações de relações públicas com pessoas de diferentes origens.

Okay, mas o que isso significa para minha marca?

Quando a empresa dá voz às pessoas excluídas e marginalizadas pela sociedade há o posicionamento claro de que o empreendimento luta por elas e está ao lado delas, deixando claro o repúdio à homofobia, racismo, xenofobia entre outros tipos de preconceito.

Além disso, quando há consciência do impacto da diversidade, o comum na comunicação da empresa não existe.

Nós da Yukê Comunicação, por exemplo, adoramos sugerir o fim do uso do rosa para meninas e azul para meninos, porque venha e convenhamos, eu posso ser um homem hétero e gostar de rosa, ser uma mulher hétero e gostar de azul, o público é heterogêneo.

Assim, buscamos utilizar cores ligadas à marca e não ao sexo biológico para diferentes ações, como no Dia Internacional da Mulher. Por quê usar cores e frases clichês quando posso exaltar o poder feminino?

Também adoramos sugerir o uso pessoas LGBT para campanhas e ações de relações públicas entre outras sugestões para fugir do comum.

Então vamos pensar diferente e tornar a comunicação da sua empresa?

Ficou curioso para saber como trabalhamos a diversidade na comunicação? É só nos enviar uma mensagem clicando em contato que vamos esclarecemos todas as suas dúvidas.

bottom of page