Falamos aqui sobre buyer persona, explicando o que é e qual a importância para sua empresa. Se você não leu, clique aqui.
Agora, neste post, vamos falar sobre público-alvo. Você sabe o que é isso?
O público-alvo é a definição do grupo social, econômico e local que vai consumir seu produto ou serviço, primeiro passo para as ações de comunicação da empresa.
Entre as informações para definir esse grupo estão: idade, gênero, profissão, hábitos de compra, entre outros.
O público-alvo visa oferecer conteúdo direcionado. Um exemplo:
Homens de 24 a 34 anos que sejam solteiros, tenham ensino superior completo, renda mensal entre 2 e 3 salários mínimos, morem na região sul e compre produtos esportivos.
E como eu descubro meu público-alvo?
Tudo depende dos seus objetivos, por exemplo:
Meu produto é para pessoas físicas ou jurídicas?
Em que cidade ou região eles moram?
O produto é somente para um gênero?
Qual é a idade dos meus consumidores?
Qual é a renda que eu quero?
Qual é a formação?
Entre outros.
Caso o cliente já exista, a definição se torna mais fácil, pois se aplica uma pesquisa que inclui diversos itens, até como o cliente acha você: TV, rádio, buzz marketing, outdoor, notícias e etc.
Quer definir o público-alvo de sua empresa? Manda uma mensagem para a gente!