top of page
Buscar

O QUE SÃO FAKE NEWS?


Nos últimos dias tem se falado muito em Fake News, termo relacionado às informações falsas disseminadas em redes sociais e aplicativos de celular, como o Whatsapp.

A expressão fake news não é nova, data do século XIX, período que os meios de comunicação eram lentos e a internet, como conhecemos hoje, era apenas um sonho.

Entretanto, em dois grandes períodos nos deparamos com essa expressão “fake news". Mas o que é essa tal e notícia falsa e quem fala tanto dela?

Bem, o termo voltou à mídia em 2016, quando o candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, tinha a palavra como uma de suas favoritas para acusar a imprensa de prejudicá-lo.

Porém, de 2016 até a metade de 2018, a palavra surgia quando alguma informação importante tinha distorções ou chamava a atenção pelo teor mentiroso, entretanto, no segundo semestre ela ganhou força e aparece em todo lugar, pois o número de notícias falsas aumentou muito durante as eleições no Brasil.

Como o nome já diz, fake news são informações falsas, criadas com a finalidade de distorcer um fato e prejudicar os envolvidos, provocando, muitas vezes, a manipulação de pensamentos.

São vários os casos de fake news e por isso, separamos uma notícia do Portal Uol com as maiores mentiras do 1º turno das eleições. Clique aqui e confira

Como combater as fakes news?

Todos podem combater as fakes news através do compartilhamento de informações de sites de notícias confiáveis, através da verificação das fontes – sempre há aquele ‘segundo’, ‘afirma fulano de tal do lugar tal’ – a data da notícia e procurar a mesma informação em outros canais de notícias.

Na dúvida se o conteúdo é verdadeiro, não o compartilhe!

bottom of page