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Foto do escritorYukê Comunicação

O que é uma marca?


A marca é a vitrine do seu negócio, é o que representa ela e é composta por um símbolo, um sinal, um emblema ou uma insígnia, sendo a identidade dela que tem como missão identificar produtos e serviços.

Mas como surgiram as marcas? A ideia era diferenciar as empresas e produtos de um para o outro tanto em relação a qualidade e durabilidade, fazendo a fixação do bom e ruim pelo consumidor e iniciou com um produtor de sabão que via seu produto se misturar com os outros de baixa qualidade.

Percebendo que o que oferecia era melhor, ele marcou no produto de limpeza uma marca, que se tornou o símbolo e referência de qualidade na época.

Além disso, uma marca de fácil associação acaba se tornando referência, como é o caso do bombril que por mais que compremos outra marca de lã de aço, o citamos, o super bonder quando precisamos de uma super cola, o Uber quando vamos pegar um 99, maizena para falar do amido de milho, gilette para a lamina de barbear e tantos outros.

E você sabe quais são os elementos de uma marca? Ter uma marca forte e de fácil memorização é bastante importante, pois assim seu público-alvo e clientes vão saber identifica-la pela logo, cores e slogan.

A composição da logo pode ser de um desenho, elemento ou mesmo nome. Quando você vê um jacaré verde, o que vê a sua cabeça? A Lacoste? Isso significa que a marca está fixada em sua cabeça.

Outro elemento importante é o nome, que pode ter relação ao sobrenome da família, ao produto ou ser um bordão, como é o nosso caso ao escolher o Yukê da Pabllo Vittar como nome da agência.

Mas e o desenho? O desenho deve ter relação à marca e produtos, além de ser representativo. Um exemplo é a Apple e sua famosa maçã com uma mordidinha. É impossível você vê-la e não ligar ao Iphone.

E as cores? A cores também tem significado e representam também o produto. Já reparou que as marcas de restaurante têm o vermelho e amarelo?

A primeira é estimulante e induz a ação. Por isso é comumente utilizado em liquidações e ações promocionais, buscando atrair compradores compulsivos. A segunda também tem seu poder de estimular apetite.

E o slogan? O slogan precisa ter relação intima com sua marca e representar a essência dela. Já para pensar como as grandes marcas acertam nisso?

E você, qual marca lembrou lendo esse post?

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