top of page
Buscar

O jornalismo é necessário


Desde o início da pandemia do Covid-19 o papel da imprensa ganhou destaque, havendo elogios e críticas ao o que é divulgado nas mídias.

Mas você já parou para pensar como é importante o papel dos jornalistas, principalmente durante uma pandemia?

E eu não estou querendo puxar a sardinha para o meu lado, mas os jornalistas possuem um olhar crítico e conhecimento técnico para olhar números e ver o que há por trás deles, além de buscar humanizá-los, mostrando quem eram, o que faziam e quem deixam para traz.

É importante frisar que os jornalistas possuem conhecimento técnico para abordar o que é notícia em meio a diversos boatos que foram apurados e se tornaram fatos, além de imprimirem no conteúdo a sua visão de mundo e, claro, o que o veículo de comunicação em que trabalha pensa (linha editorial).

A ideia deste texto não é analisar as emissoras ou os jornalistas que produzem notícia, mas te dizer, o jornalismo é necessário, pois:

  • Mostra o que os políticos querem esconder

  • Traz dados de doenças, a humanizam e, juntos a especialistas, projeta um possível cenário de pandemia

  • Mostra investigações que não teríamos acesso se não fosse um jornalista audacioso atrás da informação (quem lembra dos Diários Secretos?)

  • Mostra ruas sem asfalto e tem a chancela de ir à prefeitura cobrar

  • Mostra e defende seus direitos

  • Cobre manifestações sem medo

Porém, isso não significa que você deva deixar de criticar, mas sim buscar um olhar diferente, analisando a informação divulgada e vendo o que os outros veículos de comunicação estão falando sobre o mesmo tema.

bottom of page