top of page
Buscar

Gastronomia regional é opção para quem deseja viajar o mundo sem sair dos Campos Gerais

Cliente: 4º Circuito de Gastronomia dos Campos Gerais


4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais quer colocar a região no mapa da gastronomia nacional


Já pensou saborear um delicioso Pierogi, um Eisbein, Bitterballen ou mesmo aproveitar a comida caipira sem precisar viajar longe? Nos Campos Gerais isso é possível, graças a gastronomia variada.

E essa variação acontece pela colonização da região. São holandeses, alemães, poloneses, ucranianos, italianos e diversas outras origens que formam uma culinária inesquecível.


Ainda há os sabores brasileiros, como a clássica feijoada, frango crocante ou mesmo os pratos típicos, como a Alcatra no Espeto, Pão no Bafo e Paçoca de Carne.


Outro destaque está na produção de frutas, onde Porto Amazonas, cidade com pouco mais de 4 mil habitantes, é responsável pela metade da produção de maçãs do Paraná, estando a cidade inserida no Roteiro das Frutas do Brasil, sendo ainda a terceira maior produtora do Estado.


Para os apaixonados por comida alemã, há as diversas opções em Witmarsum, colônia de imigrantes do país europeu em Palmeira. Lá, os visitantes encontram o Bierwit, Marreco, Eisbein, Schnitzel e etc.


Segundo Mirna Medeiros, professora no Curso de Turismo e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG, a identidade gastronômica de um lugar é formada pela história e produção local.


Segundo ela, a região dos Campos Gerais é privilegiada por possuir pessoas, sabores e saberes de diversas origens:

“Um festival Gastronômico como esse permite aos empreendedores expressarem quem são ou ainda homenagear suas origens e produtos locais”.

Assim, o 4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais, realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur), vem festejar toda essa variedade e proporcionar aos visitantes e moradores a oportunidade de degustar e ainda concorrer a prêmios.


Karen Kobilarz, gerente da AdeTur, ressalta que a intenção do Circuito Gastronômico dos Campos Gerais é exatamente essa: expressar e homenagear a culinária regional. “O turista está aqui para conhecer parques, museus e degustar a excelente comida, mas precisa de informações de onde ir e ter a segurança de que terá uma boa experiência e com o evento queremos proporcionar isso”.


Em Ponta Grossa, o turismo de lazer é o terceiro da categoria em movimento e isso graças aos atrativos turísticos, como o Buraco do Padre, Parque Vila Velha, Canyon Guartelá, Furnas do Passo do Pupo, Capela Santa Bárbara, museus e atrativos rurais que unem natureza, gastronomia e momentos inesquecíveis.


O 4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais acontece entre 11 de outubro e 16 de novembro e está com inscrições abertas até 7 de outubro no site www.gastronomiadoscamposgerais.com.br. A Águia Florestal é a patrocinadora do evento através da Lei Municipal de Apoio a Grandes Eventos em Ponta Grossa.


Sebrae/PR, Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau são os apoiadores da ação.

Comentários


bottom of page