top of page
Buscar

O QUE É COMUNICAÇÃO CORPORATIVA?

logo da Yukê Comunicação sobre um fundo temático ligado à identidade da empresa com barras verticais inclinadas para a direita na cor do e da logo
Soluções criativas em comunicação

Quando falamos em comunicação ouvimos diversas denominações para um grupo de serviços. Alguns dizem que oferecem assessoria de comunicação, outros comunicação 360 e a comunicação corporativa.


Com certeza você ficou curioso para saber o que diferencia cada uma, entretanto neste texto falaremos apenas sobre comunicação corporativa.

Comunicação corporativa está ligada a toda ação de comunicação dentro e fora da empresa em diferentes mídias.


Assim, por estar ligada as todos os setores da comunicação, o trabalho é feito através da análise do ambiente, com diagnósticos da empresa que inclui a cultura organizacional, posicionamento de mercado, reputação e imagem com stalkholders e comunidade, o que permite saber o que o público espera para assim fazer um planejamento estratégico.


O planejamento envolve projetos, como mudança de imagem, melhoria da reputação, gerenciamento de crises, relacionamento com a mídia, entre outros.


Caso o diagnóstico identifique arranhões na marca ou risco de uma crise, há estratégias de reversão, como ações de relacionamento com a mídia em diversos veículos de comunicação, entre revistas especializadas no segmento do cliente, jornais, portais de notícias, rádios e telejornais e ações com influencers.


Além disso, é possível ampliar o conhecimento sobre a empresa em folders institucionais, marketing e anúncios publicitários. E quando os ruídos de comunicação também são internos surgem soluções de comunicação interna, como a criação de TV corporativa, murais internos, publicações comemorativas, relatórios anuais, apresentações, entre outros.


A Comunicação Corporativa visa proteger a marca, ampliar sua audiência, melhorar a comunicação com stalkholders e conquistar novos clientes através de ações integradas com marketing, publicidade e propaganda, redes sociais, relacionamento com a mídia e relações públicas.


Em um contexto geral podemos dividir a comunicação corporativa em:


Interna

· TV Corporativa

· Rádio Corporativa

· Jornal corporativo

· Revista corporativa

· Sinalização da empresa, equipamentos e outros (comunicação interna)

· Endomarketing

· Apresentações de ações

· Relatórios

· Ações internas

· Folhetearia

· Aplicativos para gerenciamento de equipes


Externa

· Relacionamento com a mídia

· Presskit

· Site

· E-mail marketing

· Marketing

· Ações com influencers

· Eventos

· Coletivas de imprensa

· Redes sociais


A Comunicação Corporativa visa criar soluções para a empresa ter boa imagem, saber se comunicar interna e externamente e que tudo flua em conjunto em que os maiores interessados vejam resultados e crescimento e a comunidade conheça a marca e fale positivamente sobre ela.


Tem sugestões de texto? Adoraríamos falar mais sobre comunicação com você!

bottom of page