Quando falamos em comunicação ouvimos diversas denominações para um grupo de serviços. Alguns dizem que oferecem assessoria de comunicação, outros comunicação 360 e a comunicação corporativa.
Com certeza você ficou curioso para saber o que diferencia cada uma, entretanto neste texto falaremos apenas sobre comunicação corporativa.
Comunicação corporativa está ligada a toda ação de comunicação dentro e fora da empresa em diferentes mídias.
Assim, por estar ligada as todos os setores da comunicação, o trabalho é feito através da análise do ambiente, com diagnósticos da empresa que inclui a cultura organizacional, posicionamento de mercado, reputação e imagem com stalkholders e comunidade, o que permite saber o que o público espera para assim fazer um planejamento estratégico.
O planejamento envolve projetos, como mudança de imagem, melhoria da reputação, gerenciamento de crises, relacionamento com a mídia, entre outros.
Caso o diagnóstico identifique arranhões na marca ou risco de uma crise, há estratégias de reversão, como ações de relacionamento com a mídia em diversos veículos de comunicação, entre revistas especializadas no segmento do cliente, jornais, portais de notícias, rádios e telejornais e ações com influencers.
Além disso, é possível ampliar o conhecimento sobre a empresa em folders institucionais, marketing e anúncios publicitários. E quando os ruídos de comunicação também são internos surgem soluções de comunicação interna, como a criação de TV corporativa, murais internos, publicações comemorativas, relatórios anuais, apresentações, entre outros.
A Comunicação Corporativa visa proteger a marca, ampliar sua audiência, melhorar a comunicação com stalkholders e conquistar novos clientes através de ações integradas com marketing, publicidade e propaganda, redes sociais, relacionamento com a mídia e relações públicas.
Em um contexto geral podemos dividir a comunicação corporativa em:
Interna
· TV Corporativa
· Rádio Corporativa
· Jornal corporativo
· Revista corporativa
· Sinalização da empresa, equipamentos e outros (comunicação interna)
· Endomarketing
· Apresentações de ações
· Relatórios
· Ações internas
· Folhetearia
· Aplicativos para gerenciamento de equipes
Externa
· Relacionamento com a mídia
· Presskit
· Site
· E-mail marketing
· Marketing
· Ações com influencers
· Eventos
· Coletivas de imprensa
· Redes sociais
A Comunicação Corporativa visa criar soluções para a empresa ter boa imagem, saber se comunicar interna e externamente e que tudo flua em conjunto em que os maiores interessados vejam resultados e crescimento e a comunidade conheça a marca e fale positivamente sobre ela.
Tem sugestões de texto? Adoraríamos falar mais sobre comunicação com você!
Comments