top of page
Buscar

Quando é hora de mudar de marca?

Você deve ter visto nas redes sociais que diferentes marcas dos mais variados segmentos estão fazendo rebrading, que é o ato de mudar algo de seu logo ou mesmo toda a identidade visual.




Entre os exemplos de rebrading dos últimos meses estão o Banco Itaú, Assaí Atacadista, Bauduco, Cometa e, claro, a Minacora.



Mas quando fazer rebrading?


O rebrading é um processo que exige estudo de posicionamento da marca atualmente, quem ela foi no passado e quem quer ser no futuro.


E isso inclui a cultura organizacional e cultural dela e deve partir de algumas perguntas, como:


O desenho do logo é muito velho e precisa se modernizar. Ex: A tendência é o minimalismo e não mais ao 3D (UOL).


A marca vai mudar seu posicionamento saindo de um público c/d para a/b ou mais velho e indo para o jovem.


A marca passa por uma crise e precisa mudar para resistir a situação.


A marca vai mudar seu nome agregando outra (Tam + Lan= Latam).


E outras situações específicas.



Então você não pode mudar o seu logo só por mudar, só porque depois de alguns meses viu que ela não fazia sentido.



Lembre-se, toda marca nasce de um estudo prévio de análise de mercado, concorrência, cores e elementos que tem relação ao produto e serviço.



É por isso que muitas mudanças levam tanto tempo, como do Itaú com 22 meses.



Comments


bottom of page