top of page
Buscar

Você sabe o que é Realidade Virtual?

Já ouviu falar de realidade virtual?



Se você frequenta feiras, principalmente de tecnologia, deve ter usado alguma vez aqueles óculos que proporcionam uma viagem sem sair do lugar e é isso que essa tecnologia quer proporcionar.


A realidade virtual não é nenhuma novidade, aliás ela é bem velha, pois foi criada em 1938 quando nem se pensava na internet e a televisão era uma adolescente.


Hoje, essa tecnologia é muito avançada e está em jogos, simulações de treinamentos, como de autoescola e militares, e até nos apartamentos decorados (alô MRV), o que torna tudo surreal e literalmente nos leva a outro universo.


Mas será que essa tecnologia veio para ficar?


A resposta é sim, principalmente quando observamos a data do nascimento, quase 1 século, e os avanços tecnológicos, entretanto precisamos entender que as limitações socioeconômicas e também da velocidade da internet serão fatores que atrasarão a expansão para os quatro cantos do mundo.

E o futuro parece promissor, pois já está em desenvolvimento óculos menores, sim semelhantes aos de grau que já usamos, que possibilitarão termos conteúdo em qualquer lugar.


Especula-se, inclusive, a extinção da televisão, pois em uma sala de estar cada pessoa vai colocar seu kit de realidade virtual e consumir seu conteúdo favorito que pode ser o mesmo da pessoa ao lado ou outro totalmente distinto. Louco, não é mesmo?



Separamos três curiosidades sobre essa tecnologia para você:


Sensação dos óculos

Os atuais óculos VR contam com tecnologia capaz de proporcionar uma imersão única ao jogador, pois os visores emitem duas imagens diferentes para cada olho.

Cérebro enganado

Os óculos VR possuem três componentes capazes de sincronizar os nossos movimentos com os dos games. Além da imersão visual, o jogador tem a sensação de estar no pleno controle de seu personagem, o que consegue enganar o nosso cérebro, fazendo com que ele acha aquele ambiente como real.

Mas, como o movimento de caminhar não acontece, já que a pessoa está parada ou sentada, o cérebro acaba bugando, o que causa desequilíbrio e náuseas.

Tratamentos psicológicos

Existem psicólogos que pensam em usar a tecnologia para o tratamento de traumas. Mas como?

Se você tiver medo de avião, por exemplo, poderá usar a realidade virtual para simular um voo e ir aos poucos se adaptando a viajar pelos ares.

Como é uma experiência que pode ser interrompida a qualquer momento, essa é a forma ideal de ajudar as pessoas com diversos tipos de fobia.

E o que você acha de tudo isso?

bottom of page