Você já ouviu falar de Comunicação Integrada?
Este nome tem relação às campanhas e ações que envolvem todos os mecanismos disponíveis na comunicação, como redes sociais, assessoria de imprensa, site e etc.
É uma estratégia de articulação através do planejamento, análise e execução de ações em diferentes canais, promovendo a melhor experiência possível para o seu público, ao mesmo tempo em que se consolida a marca e sua identidade no mercado.
Ok, Wilian, então é só eu pegar minha campanha e replicar em todos os meios de comunicação disponíveis?
Não!
Cada meio de comunicação tem sua linguagem e, portanto, a ação deve estar adaptada a ela.
Para a imprensa você deve enviar um release o mais jornalístico possível com dados, falas e demais insights que propiciarão informação.
Exemplo:
Lançamento de uma nova unidade da marca
Conteúdo para o release:
Novos empregos
Crescimento da empresa
Fortalecimento do setor de atuação da empresa
São diversos os temas que podem ser trabalhados.
Nas redes sociais dá para trabalhar promoções, curiosidades entre outros, mexendo com a emoção da audiência.
No marketing é possível proporcionar conhecimento agregado e o desejo da pessoa estar usando a marca com um gatilho de conversão.
Tem também o marketing de influência, o boca a boca, endomarketing... lista grande.
E no marketing comum?
Você pode usar os tradicionais anúncios no rádio, televisão, jornal impressão e até mesmo na internet para alcançar mais pessoa, mas não se esqueça de analisar o público.
Além de promoções rápidas por sms, whatsapp ou e-mail marketing.
E não se esqueça de uma ação offline em outdoor ou mesmo embalagem do produto.
É importante lembrarmos também de anunciar a quem já consome a marca, como, por exemplo, através de um sistema de fidelidade.
Você conseguiu entender o conceito de comunicação integrada?
1 única campanha/lançamento/ação foi exibida de diferentes formas aos clientes e futuros clientes e, como cada mídia tinha sua proposta de conteúdo diferente, não houve saturação da campanha, o que fez a marca ir mais longe.
Mas não se esqueça do planejamento, analise e execução. Além disso, tenha a equipe treinada para executar o que está sendo oferecido.
Quer saber mais? Só enviar uma mensagem no chat!
Comentários