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Foto do escritorYukê Comunicação

O conceito de comunicação integrada

Você já ouviu falar de Comunicação Integrada?

Este nome tem relação às campanhas e ações que envolvem todos os mecanismos disponíveis na comunicação, como redes sociais, assessoria de imprensa, site e etc.

É uma estratégia de articulação através do planejamento, análise e execução de ações em diferentes canais, promovendo a melhor experiência possível para o seu público, ao mesmo tempo em que se consolida a marca e sua identidade no mercado.


Ok, Wilian, então é só eu pegar minha campanha e replicar em todos os meios de comunicação disponíveis?

Não!


Cada meio de comunicação tem sua linguagem e, portanto, a ação deve estar adaptada a ela.


Para a imprensa você deve enviar um release o mais jornalístico possível com dados, falas e demais insights que propiciarão informação.


Exemplo:

Lançamento de uma nova unidade da marca

Conteúdo para o release:

  • Novos empregos

  • Crescimento da empresa

  • Fortalecimento do setor de atuação da empresa

São diversos os temas que podem ser trabalhados.


Nas redes sociais dá para trabalhar promoções, curiosidades entre outros, mexendo com a emoção da audiência.


No marketing é possível proporcionar conhecimento agregado e o desejo da pessoa estar usando a marca com um gatilho de conversão.


Tem também o marketing de influência, o boca a boca, endomarketing... lista grande.


E no marketing comum?

Você pode usar os tradicionais anúncios no rádio, televisão, jornal impressão e até mesmo na internet para alcançar mais pessoa, mas não se esqueça de analisar o público.

Além de promoções rápidas por sms, whatsapp ou e-mail marketing.


E não se esqueça de uma ação offline em outdoor ou mesmo embalagem do produto.


É importante lembrarmos também de anunciar a quem já consome a marca, como, por exemplo, através de um sistema de fidelidade.


Você conseguiu entender o conceito de comunicação integrada?


1 única campanha/lançamento/ação foi exibida de diferentes formas aos clientes e futuros clientes e, como cada mídia tinha sua proposta de conteúdo diferente, não houve saturação da campanha, o que fez a marca ir mais longe.


Mas não se esqueça do planejamento, analise e execução. Além disso, tenha a equipe treinada para executar o que está sendo oferecido.

Quer saber mais? Só enviar uma mensagem no chat!


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