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COMO MENSURAR RESULTADOS?


Toda ação precisa ter resultados, sejam positivos, para continuar o formato, ou negativos, para mudar a estratégia e atingir o objetivo.

Quando fazemos um projeto definimos o objetivo, a justificativa, público-alvo, entre outros, além de definirmos quando vamos analisar os resultados. Essa análise pode ser mensal, trimestral, semestral ou mesmo uma vez ao ano.

Mas como mensurar esses resultados?

Tudo depende do objetivo!

Quando uma empresa é nova possuímos os buyers persona, pessoas que acreditamos serem ideais para o empreendimento, mas essa pessoa é quem imaginamos e direcionamos nossos serviços e produtos?

Aí que entram as pesquisas em comunicação, que servem para conhecer o cliente, ver seus hábitos de consumo e como eles sabem da empresa, o que possibilita direcionar ações.

Quando a empresa tem a marca consolidada e vai lançar um novo serviço são desenvolvidas pesquisas de mercado para saber se a novidade possui interessados, se o valor é adequado ao mercado, quem são meus concorrentes, quais os meus diferenciais entre outros, que fornecem dados reais para investimento.

Ok, mas como mensuro os resultados? Com pesquisa direcionada.

Exemplo 1:

Um restaurante é novo e quer saber em quais mídias investir e quais conteúdos oferecer.

Como ele pode saber disso? Com pesquisa direcionada às pessoas que são clientes e veem conteúdo da marca e praticam buzz marketing. Essa pesquisa inclui dados de satisfação, como você nos conheceu ou viu produto/promoção/sorteio, entre outros.

Exemplo 2:

Vou lançar um novo produto que será inovador no mercado da construção civil

Como saber se será um atrativo para o mercado? Neste caso há três personas: o engenheiro civil, o mestre de obras e o pedreiro. Neste momento é preciso definir para quem quero oferecer o produto e porque essa pessoa.

Quem coloca a mão na massa é quem poderá definir a qualidade e sugerir a compra

Quem paga, muitas vezes sem por a mão na massa, pode definir a compra.

Em resumo é preciso saber para quem será o produto e como saberei se ele vai adquirir a novidade e isso acontece a partir da persona, com ligação telefônica, e-mail, convite para conhecer o produto, entre outros.

Quer saber como fazer uma pesquisa de comunicação com finalidade de mensurar os resultados de sua ação? Manda uma mensagem para a gente!

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