Ontem (17/07), o Instagram anunciou o fim da visualização de likes nas fotos aqui no Brasil e claro, muitos gostaram enfatizando que a saúde mental seria preservada e outros se queixaram pelos mais variados motivos.
A ação, segundo o Instagram, visa combater bullying, mensagens de ódio entre outros na internet, fazendo as pessoas se importarem mais em mostrar a sua realidade, como o dia a dia, do que correram atrás de curtidas com fotos perfeitas e que refletem um mundo perfeito.
Mas e para as marcas, é o fim da presença na rede social?
Costumo dizer que devemos parar de prestar atenção somente nos likes, pois há diversos dados a serem analisados, como o número de seguidores, tipo de conteúdo e o objetivo.
Quando pensamos na presença de uma empresa na internet devemos olhar para o conteúdo que ela apresentará, para quem apresentará, sua personalidade na web e o seu propósito ali. E claro, o engajamento resultante disso.
Quando falo do engajamento tem aquele olhar de “o que é isso?”.
O engajamento une diferentes fatores para relacionar a aproximação da marca e seguidores, como a defesa dela, comentários positivos, interação entre outros, um verdadeiro conjuntos de dados que possibilitam à empresa ter maior presença de mercado e a agência de comunicação analisar como ela está sem mostrando ao público-alvo, podendo assim aprimorar o planejamento ou mudar a estratégia.
Então, o perfil comercial da sua marca no Instagram não chegou ao fim, apenas terá que se reposicionar de outra maneira e se planejar melhor, para a sua marca ser lembrada por oferecer conteúdos legais e que reflitam a personalidade dela.