Manter um bom relacionamento com clientes em época de crise é muito importante, principalmente quando a situação pode se alongar por um longo período, como é o caso da pandemia do Covid-19.
Neste período muitas incertezas surgem quanto a continuidade dos negócios, de onde os recursos virão para pagar fornecedores e se vale a pena continuar investindo em divulgação da marca durante a crise.
O contato com seu cliente é sempre importante, pois mostra o interesse em continuar oferecendo serviços, a preocupação em ajudar o negócio e que também está passando por situação semelhante.
Para o mercado business to business (empresa para empresa) a dica é:
Manter a comunicação da melhor maneira possível, seja conversando no whatsapp, não precisa ser necessariamente perguntando como estão as coisas, pois sabemos como estão então.
A sugestão é compartilhar notícias, principalmente as positivas, sugerir ações, lives e estão tendo várias com o que esperar da economia, o que o Governo está fazendo etc.
Além disso, faça reuniões com seus clientes de maneira virtual, sugira ações, forneça relatórios e esteja aberto a ideias.
Para o mercado business to commerce (empresa para clientes) a dica é:
Continue online nas redes sociais (também continue com suas atualizações já planejadas e replanejadas diante da crise), responda dúvidas, atualize horários de atendimento e, se for possível, continue vendendo.
Se você tiver um sistema de comunicação com clientes, como fidelidade, mande mensagens com informativo sobre horários, formato de atendimento entre outros.
Mostre que você continua vivo e atuante, mesmo que de maneira limitada.