A Black Friday começou e, mais uma vez, os fiscais de preço alheio começaram com as acusações de Black Fraude, uma clara referência aos descontos pífios.
Mas o que de fato faz um desconto ser pífio?
Neste texto não quero defender aqueles que realmente utilizam a Black Friday para entrar na onda e não oferecer nenhuma vantagem ao cliente que esperou o ano todo para comprar, mas sim falar sobre como dar desconto pode ser um desafio ao empreendedor brasileiro.
E essa desafio está atrelado a diversos motivos, como economia ruim, margem de lucro mega apertada ou mesmos os custos operacionais.
Como assim?
Diversos setores econômicos continuam sentindo os impactos da inflação e alta taxas de juros, que ganhou espaço durante a pandemia e somente agora está baixando.
Entre os setores que atendemos - comércio, alimentação, hotelaria e terceiro setor - o que vemos são empreendedores preocupados com os aumentos constantes, margem de lucro cada vez menor e a impossibilidade de repassar os reajustes aos clientes.
É uma verdadeira faca de dois gumes, porque você pode operar com margem menor ou no prejuízo, como já apontou uma pesquisa da Abrasel, ou repassar ao cliente e correr o risco de ver ele sumir.
Por isso, oferecer descontos é um verdadeiro desafio, pois você pode ganhar em volume, mas isso consegue cobrir o desconto e não te fazer perder dinheiro?
E aqui não falo dos grandes varejistas que dão até 70% de desconto, mas sim daquela empresa local com um caixa menor em que muitas vezes o próprio dono está no operacional.
O que fazer diante disso?
Antes de participar de uma Black Friday é importante conhecer seu público analisando se ele gosta de promoções e consome para então desenhar as ações.
Pode ser desconto em %, R$, cashback maior, entrega gratuita ou compre um e leve outro com desconto.
Não há limite para a imaginação, desde que não haja limitações e imposições para o cliente receber esse benefício.
E claro, não há obrigação em participar da Black Friday se você se sente inseguro em realizar uma promoção ou se já oferece desconto aos clientes. O que sempre sugiro é: É importante participar, desde que haja prejuízos.
Boas compras e bons negócios!
Comments