Essa é uma pergunta comum, principalmente quando nos lembramos de 'abrasileirar' os termos em inglês e também abolir significados racistas
A Black Friday é uma data muito esperada pelas pessoas e também vendedores por atrair um grande número de pessoas e ter ofertas que chegam até 70% de desconto, o que dá o ponta pé para as compras de Natal, iniciando logo após a Ação de Graças.
O nome tem várias histórias, como a relação feita por policiais à loucura da sexta-feira pós Ação de Graças, que fazia as cidades ficarem fervorosas para as compras de Natal, causando tumulto entre empurra empurra e muito trânsito. Outros dizem ter relação com a crise financeira dos Estados Unidos em 1869.
Em uma análise fria, parece que o termo black (preto) é associado a algo ruim pelas pessoas por lá.
Por isso, alguns marcas resolver abolir a palavra por soar racista, caso do Boticário que agora usa a expressão Beauty Week e disse que era hora de deixar um passado preconceituoso para trás.
Porém, há marcas que defendem o termo apontando a origem com o famoso estar no azul, com as contas em dia, porque nos Estados Unidos "black" é equivalente a isso.
Além disso, Black Friday é uma expressão bastante conhecida onde só de mencionar as pessoas já imaginam grandes descontos, o que inclusive forma filas em lojas e até lista de espera.
E você o que acha disso?
Comments