top of page
Buscar

Fato ou fake? Como identificar?


Saber o que é verdade ou mentira na era das redes sociais onde todos produzem conteúdo se tornou algo difícil, não é mesmo?


As fakes news, infelizmente, se tomaram famosas e tomaram conta das redes sociais e por isso, é fácil achar conteúdo duvidoso ou totalmente mentiroso sobre diversos assuntos, como política, saúde e economia.


Quem lembra da fake news sobre o covid-19 e seus longos quatro dias na garganta após a infecção e que com um simples gargarejo com vinagre morria?
Quem lembra da fake news sobre os aposentados que perderiam a aposentadoria se saíssem de casa durante o isolamento social?

Os dois exemplos são de conteúdos falsos que são até engraçados, mas há aqueles sérios que causam enorme prejuízo como o linchamento de Fabiane Maria de Jesus. Leia mais aqui.


Mas como saber o que é fato ou fake?


Para ajudar as pessoas na busca da verdade, vários jornais criaram espaços específicos onde os conteúdos são dados como verdadeiros ou falsos. Para chegar a verdade, os profissionais da imprensa usam fontes, fala de especialistas e tudo o que for necessário para ilustrar o conteúdo.


Para te ajudar na busca pela verdade, separamos alguns portais que abordam as fake news:



Na dúvida, cheque a veracidade!




bottom of page