top of page
Buscar

Palestra aborda a vida de refugiados no Brasil

Cliente: Encontro de Bibliotecários dos Campos Gerais


Atividade acontece no Congresso de Educação de Ponta Grossa que terá atividades integradas ao Encontro de Bibliotecários dos Campos Gerais



Neste ano, o Encontro de Bibliotecários dos Campos Gerais terá algumas de suas atividades integradas ao Congresso de Educação de Ponta Grossa, caso da palestra “mundo sem fronteiras literatura e cidadania” marcada para o dia 13 às 16h com Cassiana Pizaia, Rima Awada e Rosi Vilas Boas.


Uma das palestrantes, a Cassiana, pontua que o Mundo sem Fronteiras traz uma coleção de livros de ficção inspirados nas histórias de crianças e jovens refugiados.

“Cada um dos três títulos acompanha a jornada de personagens que deixaram seus países por guerras, perseguições ou catástrofes naturais e foram obrigadas enfrentar os desafios de uma nova vida no Brasil”.

Para ela, tratar essa temática da migração na literatura para jovens é uma forma de expandir o universo cultural do leitor, estimular o conhecimento de realidades diferentes, a empatia e as atitudes essenciais numa sociedade equilibrada e mais justa. “E isso se expande para além do universo literário”, ressalta.


E abordar esse tema no Congresso de Educação, para Pizaia, acontece para incorporar as discussões mais atuais da sociedade no contexto escolar.

“Nós sabemos, por exemplo, que a escola é a porta de entrada das crianças e dos jovens refugiados na comunidade local. E isso traz desafios e oportunidades tanto para quem chega, quanto para aqueles que recebem esses migrantes”.

Segundo Cassiana, para aproveitar melhor essas oportunidades, é fundamental reconhecer a importância de diferentes linguagens, histórias, memórias e maneiras de viver.

“Por outro lado, é preciso também discutir como trazer esses temas para o contexto educacional. A leitura de livros que incorporam novas vozes e protagonistas, enriquecida pela mediação do profissional de educação, é uma das formas mais instigantes e envolventes de fazer essa integração dentro da escola”, finaliza.

Na data, o trio lança o livro “Malaika, força do Congo” com a história de uma jovem nascida no Congo, país na África marcado por vários conflitos, desigualdades e marcas da colonização, que junto a sua família deixa o país em busca de oportunidades.


O Encontro de Bibliotecários dos Campos Gerais tem realização da Universidade Estadual de Ponta Grossa, com patrocínio do Sepam Colégio, O Boticário, Lugano Churrascaria e Legacy, através da Lei de Incentivo a Eventos em Ponta Grossa.


O Barbur Plaza Hotel é o hotel oficial e patrocinador. A Secretaria de Educação de Ponta Grossa é parceria, a Aracê Turismo é a Agência de Turismo Receptivo e a Fauepg, Secretaria de Cultura de Ponta Grossa e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau são os apoiadores.


Serviço:

Encontro de Bibliotecários dos Campos Gerais

Data: 13 e 14 de setembro

Onde: Universidade Estadual de Ponta Grossa – Campus Central

Valor: gratuito


Comments


bottom of page