top of page

Reforma tributária torna 2026 um ano de testes e incertezas para hotelaria e gastronomia

Cliente: Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais


Reforma tributária transforma 2026 em ano de adaptação para hotelaria e gastronomia


Gastronomia é um dos segmentos que estão de olho nas mudanças | foto: Wilian Ferreira
Gastronomia é um dos segmentos que estão de olho nas mudanças | foto: Wilian Ferreira

 

2026 será um ano desafiador para diversos setores do turismo, como a hotelaria e a gastronomia, pois o ano traz a reforma tributária, uma mudança cercada de incertezas.


O presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, Daniel Wagner, pontua:

“Vale ressaltar que este ano ainda será de testes e adaptações ao novo sistema”.

Daniel ressalta que os empreendedores devem usar 2026 para testes e adaptação da emissão de notas fiscais. “Vale conversar com sua contabilidade e ir alinhando processos e verificando se serão necessários reajustes de valores, mudanças internas no sistema administrativo e outros pontos importantes”, finaliza.


Ricardo Rielo, assessor jurídico da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), pontua que a principal mudança para o dia a dia dos estabelecimentos será a emissão de documentos fiscais eletrônicos.

“Todas as notas fiscais deverão destacar, de forma separada, os valores de CBS e IBS em cada operação realizada”.

Rielo pontua: A Receita Federal e o Comitê Gestor do IBS prometem publicar comunicados complementares com atualizações sobre a implantação da reforma. “O setor de hospitalidade deve acompanhar atentamente essas publicações e buscar orientação junto a suas assessorias contábeis e jurídicas para garantir o correto cumprimento das novas obrigações”.


O Sindicato e a Federação estão acompanhando os debates sobre a reforma tributária e estão disponíveis aos seus associados para esclarecer dúvidas sobre as mudanças e ações necessárias.

 
 
 

Comentários


bottom of page